Alimentos Fermentados - Alimento do passado e do futuro

Alimentos fermentados são alimentos com microorganismos vivos que beneficiam a saúde através do fortalecimento e equilíbrio da flora intestinal, é a base fundamental para aquisição de nutrientes para nosso corpo e espírito, transformam os nutrientes em energia.

A fermentação dos alimentos é um processo já utilizado por muito tempo, por vários povos, animais e insetos.

Com a industrialização dos alimentos, a necessidade de estocar e diminuir custos logísticos, estão cada vez mais sintetizados: alcool, glutamato monossódico, ácido acético, ácido glutâmico... conservantes e métodos de pasteurização tornaram os alimentos "seguros", limpos e isentos de microorganismos.

 

A soja é muito utilizado em produtos industrializados, mas seus benefícios não são aproveitados de maneira correta, pois há componentes anti nutricionais que podem prejudicar a saúde.

 

Os orientais comem soja acompanhado com algum fermentado, da mesma forma que animais carnívoros possuem flora intestinal própria para digestão de carne, organismos que alimentam de grãos precisam de probióticos específicos.

 

O misso e o shoyu é a ponte entre o corpo e os nutrientes, promovem o fortalecimento e desenvolvimento do organismo.

 

 

Missô orgânico - Família Hattori

É uma pasta fermentada com koji, soja e sal. A fermentação demora de 1 a 2 anos.

Tempero vivo, muito consumido no oriente em sopas, saladas e molhos

é parte do segredo da longevidade destes povos que consomem diariamente.

Os principais benefícios estão no fortalecimento da flora intestinal, fortalecimento do sistema imunológico e ajuda na digestão de alimentos não fermentados a base de soja e cereais (principal fonte de proteínas e cálcio desses povos).

 

Shoyu Orgânico - Família Hattori

É um molho fermentado com soja, koji, trigo e sal marinho. Primeiramente é produzido em forma de pasta, depois de um período (2 anos) é prensado e engarrafado.

Produzido sem uso de aditivos químicos (corantes, glutamato monossódico...) é um produto 100% natural e principalmente é um alimento vivo, pois não passa por processo de pasteurização.

Acima são fotos dos grãos já inoculados com koji.